Também chamado de período da Pedra Polida ou da Nova Pedra, teve duração de 10 a 6 mil anos a.C. Suas características são:
A Revolução Neolítica é decorrente desse período. Ela foi caracterizada pela grande quantidade de transformações, dentre elas, o desenvolvimento da agricultura e a domesticação e criação de animais, como: cabras, porcos, ovelhas e bois.
A produção de alimentos começou a ser feita pelo homem. A preocupação com a coleta passou a não existir mais. Isso fez com que se tornasse sedentário, surgindo então, uma organização social, política e econômica revolucionária para a época.
Com o sedentarismo, aparecem as primeiras aldeias com casas de madeira, barro ou pedra. Elas eram cobertas por folhas secas e deram origem às primeiras vilas agrícolas, ainda que as terras fossem comunitárias.
Mesmo com o surgimento de formas de vida como a agricultura e o sedentarismo, as outras maneiras de sobrevivência como a coleta, a caça e a pesca, não foram esquecidas. Ainda com todas as mudanças nos parâmetros de vida, muitos povos ainda continuaram nômades e, além disso, sobreviviam do saque de aldeias.
O surgimento da agricultura exigiu que a sociedade fosse estruturada e organizada com tarefas específicas, em que eram observados os direitos e deveres do povo. Essa sociedade, dentro de um território definido e com um governo que criava leis e exigia o cumprimento, fez a aparecer, além da propriedade privada, o Estado.
Para firmar o nascimento dessa nova instituição, o poder era justificado por um governo centralizador, capaz de coordenar melhor a construção das obras de interesse comum. Surgiu, então, a autocracia, pois riqueza e poder se tornaram muito próximos. Esse tipo de governo era forte e exigia um certo grau de submissão da população às decisões de um soberano com poderes ilimitados.
Em diferentes períodos pelo mundo, observou-se uma manifestação do neolítico; dentre eles: a Mesopotâmia e o Egito, por volta de 5000 a.C. e Europa, por volta de 3000 a.C. Percebemos, ainda hoje, que esse período se estendeu em diversos povoamentos ainda existentes. Algumas ilhas do Oceano Pacífico, em regiões árticas da América do Norte e algumas selvas brasileiras ainda vivem nesse estágio.